terça-feira, 18 de agosto de 2015

As últimas conversas




Aplauso para o nosso saudoso Eduardo Coutinho, em seu último filme "Últimas conversas".
Um filme quase prenunciador de sua partida aqui da terra; em sua voz rouca, embargada, anuncia que talvez não termine a filmagem.
No seu primoroso conteúdo, E.Coutinho, consegue, com sua genialidade, transformar o comum num material precioso. Elimina as barreiras do preconceito e se fixa nas têmporas de cada adolescente.
Um grandioso Maestro regendo sua orquestra.
Temos a tendência de abolir, exterminar esse comum do nosso caminho. Leigo engano! No filme em questão, percebemos o ser humano ser devassado, trocando seu pedal e se imantando de sobriedade e encantamento.
Num grupo de adolescentes estudantes de escola pública, em sintonias emocionais diversas, vê-se o brilho da espontaneidade, a pureza das palavras e ações.Suas histórias são percursos de VIDA!
Não apresse o curso do rio....vamos sentir a respiração, o som, o tom, a imagem de cada ser, pequenino em sua grandeza idiossincrática, onde seu gens é deflorado milagrosamente, pelas mãos desse grande encenador.
O ingenuo vira profano, e o sacral se profaniza nos cantos líricos de cada profeta, ali sentados.. E Coutinho, como Moisés, descobre o caminho das águas.
A arte é isso, quando você sai do cinema, com sua mente estralando; seu ser sendo atingido por flechas da imaginação. O sepulcral foi morto em sua mediocridade e preconceito.
Sua memória se abrasa e faz esvair rebentos em gritos, nascendo....sendo expulsos do útero escuro e perscrutando esse admirável mundo novo.
E o final do filme, com uma menina de 6 anos, em sua espontaneidade diz, ou melhor, profetiza: Deus é um homem que já morreu...
Que the end abrasador, aquela menina graciosa, como o anjo anunciador, se rende aos encantos da sabedoria e transcendência da eternidade de EDUARDO COUTINHO.
VIVA EDUARDO COUTINHO!
BRAVO QUERIDO SER HUMANO, DEMASIADO HUMANO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário